segunda-feira, 6 de julho de 2009

Seminário:

Curso de Extenção



  1. Pauta:

  • CONTEMPORANEIDADE

Contemporaneidade tem relação com tecnologia/sistematização/globalização, que gira em torno da vida atual de qualquer indivíduo e, recebe o nome de sociedade globalizada. Sociedade globalizada tem ligação direta com o mercado e estado, baseados numa Equação política e social:

Sociedade [+] Mercado [+] Estado = Sociedade Globalizada

Essa união se chama de contemporaneidade. Um trecho de uma análise de Zygmunt Bauman. A sociedade Liquída, relata uma espécie de analogia em relação a sociedade contemporanea.

" Tudo é temporário...Nossas convicções, quadros de referências, estilos de vida, crenças e convicções mudam antes que tenham tempo de se solidificar em costumes, hábitos e verdades...A vida moderna foi desde o ínicio "desenraizadora" e "derretia os sólidos e profanava os sagrados"...Mas, enquanto no passado isso se fazia para ser novamente "reenraizado", agora, todas as coisas - empregos,relacionamentos,know-hows - tendem a permanecer em fluxos, voláteis, desreguladas,fliexíveis".

Zygmunt Bauman. Asociedade Líquida.Maria Lucia Garcia Palhares Burke.Especial para a Folha.


Contudo,a contemporaneidade possui as pectos voláteis, flexiveis,"liquído" no qual se embaralha em espaço/tempo, velocidade/lentidão, mudanças repentinas que transformam constantemente e com voracidade as informações recebidas diariamente.
A desterritoliarização do individuo também é uma forte característica da globalização. Há um descontrole através da vida virtualidade que aumenta a aproximação do homem sem precisar realmente aproximar-se. A comunicação e assuntos financeiros,por exempo, são criados, e feitos cara vez mais dentro deste espaço virtual que gira diversas transações financeiras e acordos comerciais.

- Política e Sociedade -

Relacionada com democracia ( Demo = povo, Cracia = governo ), que tem conexão com cidadania, no qual é atrelado a direitos que pressupostamente tem haver com deveres, pois em uma sociedade o individuo tem seus direitos concedidos quando cumpre seus deveres perante o conjuto em sociedade.
Quando pensamos em democracia estamos falando evidentemente de participação, no qual a competência se torna palavra chave para o autoconhecimento, implementação para a vida profissional, isso se chama participação.
Cidadania também está decisivamente em conjunto com democracia. Baseados em: Liberdade; Participação e Justiça social.
Com três gamas de direitos do homem brevemente resumidos em palavras:

-> Direitos civis: Vida; liberdade; igualdade; propriedade.
-> Direitos politicos: Voto; elegibilidade; organização
-> Direitos sociais: Educação; saúde; previdência; trabalho.
Uma vez conquistados dos direitos de participação, evidentemente são direcionados aos direitos.

" ...a cidadania, se desenvolveu na Inglaterra com muita lentidão. Primeiro vieram os Direitos Civis no séc. XVIII. Depois, no séc. XIX , surgiram os Direitos Politicos. Finalmente, os Direitos Sociais foram conquistados no séc XX...foi com base no exercício dos direitos civis, nas liberdades civis, que is ingleses reivindicaram o direito de votar, de participar do governo de seu país. A participação permitiu a eleição de operários e a criação do partido Trabalhista, que foram os responsáveis pela introdução dos direitos sociais".





Nenhum comentário:

Postar um comentário